PESAGEM

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Estresse X Alimentação



Estresse X Alimentação. Nessa antiga luta, esperamos sempre que vença a qualidade de vida e o bem-estar. Para tal, uma alimentação a base de verduras, frutas, legumes e cereais integrais, é o melhor caminho na prevenção do estresse. Nem sempre nos alimentamos pela necessidade de nos nutrir.

Relacionamos o alimentos às nossas emoções, portanto eles são percebidos como demonstrações de recompensa por êxitos ou fracassos.

Estresse e nutrição estão fortemente ligados. Maus hábitos alimentares, como consumo excessivo de açúcar, sal e cafeína, podem interpor o organismo ao estresse.

Mas na verdade fazemos as escolhas erradas, comemos muito açúcar e sal, e quanto mais açúcar e sal commeos, mais açúcar e sal vou precisar pra sentir o sabor das coisas. Porque? porque desgastamos nossas papilas gustativas, causando assim um estresse maior em relação a comida.


 Uma boa alternativa para combatê-lo é consumir alimentos naturais de cores diferentes, quanto mais colorido o prato, mais substâncias combatentes aos radicais livres são ingeridas.

O organismo perde diversos nutrientes, vitaminas e minerais durante o processo de estresse e essas perdas devem ser repostas pela ingestão de verduras e frutas, que são ricas em vitaminas do complexo B, C e E, além de alguns minerais como magnésio e o manganês. 

 A prática de exercícios físicos também ajuda a melhorar o desempenho do coração e dos pulmões, fora que tira o foco dos problemas do dia a dia e fortalece a musculatura. Indivíduos que possuem maus hábitos alimentares, ficam com mais chance de ter estresse.

Por isso, fique atento, mantenha o equilíbrio da sua alimentação e não deixe que doenças provocadas pelo estresse atinjam o seu organismo!

14 comentários:

Patty Zunin disse...

OI Patty td bem com vc?
Eh neh hj em dia as pessoas vem se alimentando cada vez mais do jeito errado, eu acho que quando estão anciosas eh que elas, comem além da conta.
É muito triste mas eh da consciencia de cada
um. bjus e tenha um lindo dia.

Tassi Patinha Feia disse...

Boa Tarde Amiga
Muito interessante a matéria.
Passando pra desejar uma linda e maravilhosa quarta.
Grande Beijo e fique com Deus

Daiana disse...

Tudo e uma questão de habito Ne? Antes não conseguia nem olhar pro suco,café etc.com adoçante Hoje tomo e acho ate gostoso rsrs,salada tinha que ter um sal agora nem coloco mais nada e acho deliciosa do mesmo jeito,o difícil só e começar depois vc vai caminhando beijocas no coracao

Maria disse...

Tem rzão, quanto mais comemos acúcar mais fome sentimos!

ótimo post! bjos

Giovana disse...

ótimas dicas querida...bjos

Elma disse...

Amei as dicas!!!

bjim,

RAFAELA O. SAHIB disse...

Nossa, fiquei com agua na boca com a foto desse prato, eu queria um desse todo dia, saudavel e não estraga a RA, só tem coisas que eu adoro.
bjsssss e amei o post.

Geovana Centeno disse...

Boa esse post hein... adorei o anterior, disse tudo viu,beijocas e animo muito animo.
eu tambem adorei a foto do post hehehe, um delicia.

Ana Christiane (Aninha) disse...

oLÁ PATRÍCIA LINDA...SEMPRE PREOCUPADA COM O BEM COMUM DE SUAS AMIGAS E COLOCANDO POSTAGENS INTERESSANTÍSSIMAS!!!! GOSTEI MUITO DESSA POSTAGEM, ELA ESCLARECE MUITO DAS REAÇÕES NEGATIVAS DO NOSSO CORPO E A RELAÇÃO COM ALGUNS ALIMENTOS QUE PODEM PREJUDICAR NOSSO ORGANISMO!!!!
COM CERTEZA UM PRATO NATURAL BEM COLORIDO VAI DEIXAR NOSSA VIDA UM POUCO MAIS COLORIDA TBÉM!!!!
BJUSSSSS LINDA
FICA COM DEUS

Larissa disse...

Axo que o maior desafio da dieta é justamente conseguir adequar as necessidades, tem que ter paciencia e muita determinação mesmo!
bj flor

Rachel disse...

Oi Patrícia, que saudades de vc e do seu blog!!! Obrigada pela força de sempre!!! Vamos com fé e coragem seeempre! Bjo grande e ótima quinta!!!

Fefa, disse...

eu tinha lido sobre alimentos de cores diferentes, mas seu post me ajudou bem mais!
show de bola!!!
bj.

Fit Light disse...

Oie minha querisa Amiga!
Como vc está?
Eu estou otima e viajando
qdo tiver um tempinho venho aqui te ver,tá?
Amei o post bem esclarecedor,meu stress piora na TPM..afff é dureza..dá vontade de atacar chocolates e salgadinhos,esse mes estou bem regrada..rs
Bj
Fica com Deus
Conte comigo

Leila disse...

Oi amiga,
Obrigada pelas dicas e pelas amigas novas que vc indicou..to lendo os blogs e adorando a vontade de vencer das meninas e a sua.puxaaa:)
Mostrei sua fotinha pra meu marido e ele ficou de queixo caido como vc emagreceu e ta linda..Continue assim amiga vc vai ficar lindona e super feliz ...mais feliz!!!
Beijos