PESAGEM

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Você é um sabotador?


Você inicia uma dieta com as melhores intenções. Você faz tudo certo por algumas semanas. Então alguma coisa acontece e você abandona a dieta. Você come demais. Você come os alimentos errados. Você fica desencorajado e para de fazer a dieta completamente.

O que aconteceu? Foi falta de força de vontade ou disciplina? Você é preguiçoso? A dieta não era adequada? Qual era o defeito da dieta? A resposta é NÃO para todas as questões acima. Você não é preguiçoso, não tem pouca força de vontade, e provavelmente a dieta não tinha nada de errado. Você provavelmente foi “vitima” de algum SABOTADOR DE DIETAS: Uma força tão poderosa que é capaz de derrotar e destruir a melhor dieta (reeducação alimentar, é claro) ou as melhores intenções.

Identifiquei o que considero os 3 mais “poderosos” sabotadores da dieta. Cedo ou tarde, a maioria de nós acabará se deparando com eles. Se você estiver preparada, você poderá se defender quando eles aparecerem. Você não deve se comportar como uma “vitima” que está à mercê de forças destrutivas, que “parecem sempre mais fortes do que você.

Os maiores sabotadores são:

SABOTADOR 1: FAMILIARES “FACILITADORES PARA O ALIMENTO” SABOTADOR 2 : AUTOCRITICA - O SEU JUIZ INTERIOR
Qualquer pessoa que conheça os princípios básicos de grupos como Alcoólicos anônimos, narcóticos anônimos, etc. sabem o que é esse “fornecedor”. Esse “fornecedor” é alguém, geralmente um membro da família, que inconscientemente participa como um obstáculo para quem quer se livrar de um distúrbio alimentar. O que ele faz? Trás coisas deliciosas (leia-se engordativas), porque pensou em voc. Só convida pra programas engordativos e gastronômicos. Está sempre pronto pra fazer uma comidinha gostosa...


Todas as pessoas possuem um juiz interior que critica seu comportamento. Num determinado grau, esta é uma função normal. Mas, algumas vezes, ele esta extremamente ativo. Quando o juiz interior se torna hiperativo, ele pode causar sérios danos, incluindo o abandono da dieta. Goste de você. Não se deprecie por exemplo, por estar fora do peso. Valorize suas qualidades, porque é delas que você vao tirar forças para alcançar o peso desejado. Não relembre toda hora das suas derrotas, do  que começou e não terminou. Ou do tempo em que está tentando emagrecer.

SABOTADOR 3:    “SENTIMENTOS RUINS”
Este é o mais persuasivo e potente de todos os sabotadores. Mas a boa noticia é esta: Qualquer progresso com relação a este sabotador fará um grande diferença na sua vida. Pense sobre isso. Qual sentimento (emoção) é sempre impossível ou muito difícil de você controlar? Raiva? Culpa? Magoa? Medo? Ansiedade? Faça uma lista e selecione os piores. Faça-se a pergunta: como estou me sentindo hoje? Será que estou me sabotando? O que posso fazer pra melhorar? Seja positivo...

12 comentários:

Fenix disse...

Amiga, vixi mainhã...
Tava lendo meus pensamentos todos foi??
Ave tô com meda de vc agora, kakakkakak
Sabe que hj mesmo me fiz todas essas perguntas, e claro que a resposta veio aki, através deste post que para mim foi essêncial.
Quando digo que vocês são tudo e mais um pouquinho em minha vida não acreditam né!!!!
Sabe Xará estou assim, me sabotando o tempo todo.
Triste e deprê por ter mais uma vez entregado os pontos... Mais é claro que tomei de volta, e sei que posso e vou conseguir!
Um beijoooo

Maria disse...

Amiga que post ótimo que vc trouxe hj, amei!

meu marido e meu filhos são os maiores sabotadores que conheço, pq conhecem minhas fraquezas e trazem todo santo dia pra dentro de casa, é triste, mas tenho que vence-los!

bjos e uma ótima tarde pra vc!

Marcela disse...

ótimo post, eu ainda caio no sabotador, mas logo volto a rotina.. o pior era antigamente q eu me sabotava e largava mão..
não quero mais essa vida nao..hehehe
bju e boa tarde p vc

Giovana disse...

muito legal seu post...me lembrei de ter dito pra uma pessoa que insistia pra eu comer "só um pouquinho", "só um pedacinho" e "só hoje"...aí eu disse - se eu fosse diabética você faria isso? e a pessoa respondeu que não e eu disse- pois não faça porque assim como a diabetes a obesidade é uma doença...e é isso mesmo, às pessoas e às vezes nós mesmos não vemos a obesidade como uma patologia que precisa ser tratada...bjos

Lucy Britto disse...

Muitas vezes também passo a agir assim como um sabotador e as vezes até percebo mas cade coragem de retomar tudo
mas temos que ser mais fortes diante dos nossos desejos bjs

@ugust@ disse...

. Patricia, amiga querida, fui sabotadora em outros tempos sim, mas depois que conheci e entrei para a blogosfera light eu envergo mas não quebro e continuo firme e forte, mesmo após alguns vacilos, risos.
. sua presença constante no meu cantinho me enche de alegria e me dá forçar para continuar meu caminho, que ultimamente anda meio atribulado, perdoe-me sempre a falta de presença constante por aqui, não tenho net em casa e pelo celular está difícil com o navegador atual. No escritório tenho que colocar as coisas em dia, nunca me falta vontade para vir aqui frequentemente e comentar, falta-me net em casa e tempo, risos.
. Estou tentando retribuir algumas visitas de ontem e hoje, confesso ser meia horinha novamente furtada no trabalho, mas tenho me sentido em falta com tanto carinho recebido de vocês, vale a fugidinha, risos.
. Beijinhos mil.
. Excelente dia para você, seus familiares e amigos queridos.
. Fique com DEUS e um pensamento: "A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor." Autor: Joseph Addison.
. Meus blogs:
http://augusta-emagrecendo.blogspot.com/
(trajetória do meu emagrecimento)
http://vitrineaugusta.blogspot.com/
(este é o novo, criei para descontração e interação com as blogueiras).

Patinha Feia Nunca Mais disse...

Boa tarde amiga!!
Nem me fala em sabotador, aqui em casa o meu maior problema é o fato de ficar sozinha, sem amigos, sem ter como sair de casa, num lugar novo sem movimento. Isso me dá um desespero as vezes, vontade de comer até as paredes.
Ainda bem que consigo ter um segundo de luz e perceber que se comer demais vou ficar pior do que estou. Então a vontade logo passa e tudo volta ao normal.
Te desejo uma linda quinta.
Grande Beijo

Sara disse...

adorei o post :D muitas vezes sao esses sabotadores que nos levam ao efeito iô-iô ... beijinho grande e boa sexta ;D

Andrea Cabral disse...

Parabéns!!! você disse tudo.
Amei o post, sem comentário.
Bjs

Ana Christiane (Aninha) disse...

OI PATRÍCIA... GOSTEI DESSE TEXTO!!!! TENHO TODOS ESSES SABOTADOES COMIGO... MAS ONTEM FOI O NÚMERO TRÊS QUE ME DETONOU!!!RSRRSSSSS BJUSSS LINDA E OBGADA PELO CARINHO VC É ESPECIAL FICA COM DEUS

Blog da Pri disse...

Oi paty, vim retribuir o carinho da visita... E me deparo com uma surpresa agradável q é o seu cantinho, amei tudo, perfil, frase incial, post...Compra sim... prestigia nós...rsrs... Fazer a revista foi muito bom, foi um presente sabe...Sou grata a Deus por tudo q passei, por ter levado um sacudida que me obrigou a passar por uma metamorfose...
Descubri uma Priscila q eu não conhecia... Quanto ao post... nós somos o nosso maior sabotador... isso é fato, pq ng abre a sua boca para colocar comida e de vc que parte tal atitude... Como diria Raul Seixas: “Basta ser sincero e desejar profundo; você será capaz de sacudir o mundo...”
Beijos... quero sempre estar por aki!!!

*** Dani *** disse...

Oi Paty !!!

No meu caso meu maior sabotador é a ansiedade!
Ainda perco dela na maioria das vezes ... Mas já ganhei algumas, o que quer dizer que eu posso inverter essa situação !

Uma ótima sexta pra vc!
Bju